sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rocha


Sempre que escrevo, sinto um ato de criação ocorrendo. Pra começar a digitar, anteriormente algo me motiva, às vezes um sentimento, às vezes uma lembrança, ou simplesmente uma palavra, como é o caso desta crônica.
A ambiguidade e o simbolismo desta palavra merecem um tempo maior de explanação.
Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente constituída por um ou mais minerais. Para ser considerada rocha, este agregado tem que ter representatividade à escala cartográfica (ter volume suficiente) e ocorrer repetidamente no espaço e no tempo. (Estar durante todo o tempo no mesmo lugar).
Li uma vez, que se imaginássemos uma rocha como um ser vivo, que tivesse um tempo diferente de vida do que o nosso, com o ciclo de sua respiração durando alguns milhares de anos, nunca saberíamos que ela está viva e pra ela seríamos como certas bactérias que vivem frações de segundo.
O símbolo da rocha vai por uma representação de solidez, como nas escrituras: “edificar a sua casa sobre a rocha”.
Inflexível e inabalável, até frio: Firme como uma rocha.
Subir por uma rocha é uma missão quase compulsiva para escaladores. Lembrando que normalmente esta rocha pode se caracterizar como uma montanha aos nossos olhos!
Uma rocha no meio de uma construção pode vir a necessitar de muitos quilos de dinamite para resolver.
Mas pra ser rocha tem que ter tamanho e tem que durar pelos tempos e tempos!
Senão é só pedregulho, senão são só lascas que se empurram com os pés. São no maior dos desprezos, somente poeira que o vento leva.
Acho, (detesto esta palavra. nenhum engenheiro deveria usá-la) que se encontrarmos uma rocha no meio do nosso caminho, podemos optar entre usar outro caminho ou transpô-la.  Imagine você tendo que andar muito mais pra se chegar ao destino, dia após dia, uma vida toda? Quilômetros e quilômetros, horas, dias e semanas, talvez anos perdidos na vida, por causa daquela rocha?
Sei lá (outra expressão estúpida), o que podemos fazer se ela se encontra lá? Dinamite? Equipamento de escalada?
O que é importante pra você? Vencer ou ignorar?
Eu gosto de transpor, vencer as dificuldades, com o tempo, cuidado e muito respeito.
Meu amigo de escalada me entende né, 329?
Resumindo, se você ocupar um bom espaço e durante um bom tempo na minha vida, talvez possa ser até uma Rocha pra mim, que eu vou conquistar e cuidar.
Como diz o ditado, você só conhece alguém, depois de comer um quilo de sal junto com essa pessoa. Destrinchando, como o consumo diário de sal recomendado para manter a saúde equilibrada é de 5 g, 1 kg de sal, seria consumido por duas pessoas em 200 dias, quase 7 meses, considerando-se fazendo uma refeição por dia juntos.
Gosto de pensar que Deus ama sentir as coisas através das minhas mãos e que ele se compraz quando eu escalo!
“Nem tão longe que eu não possa ver
Nem tão perto que eu possa tocar
Nem tão longe que eu não possa crer que um dia chego lá
Nem tão perto que eu possa acreditar que o dia já chegou”
http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/12884/




Um comentário:

  1. Sei lá, mas acho que gostei do texto... Brincadeira, simplesmente fantástico, mas o post sobre o Avatar ainda é o meu preferido.

    ResponderExcluir