quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Avatares



Olha de novo!

Meu filho me brinda, às vezes, com intermináveis seções repetidas dos mesmos filmes, e descobri que isso é uma benção.

Quem não assistiu que assista AVATAR. Dezenas de mensagens veladas e declaradas, o despertar, a consciência coletiva, a comunhão, a natureza e seu enorme poder, o amor.

O que eu vi de diferente então, talvez nada, mas talvez tudo.Somos paralíticos emocionais, cada um com sua deficiência e em algum lugar ou momento, nos transportamos para nossos avatares. O meu é aqui no trabalho. 

Sou mais alto, mais forte, mais rápido, sorrio mais, tenho menos medo, busco a passagem tribal de aprendiz a guerreiro.

Conecto-me ao meu dragão alado, e com o simples pensar faço manobras fantásticas, atinjo velocidades inconcebíveis.

Combato contra as grandes máquinas destruidoras e defendo o mais puro direito de trabalhar e vencer na vida, não importando a origem, credo ou raça.

Sou Justo, passo lições, transmito experiência, sou confiável sempre, sobreponho ao meu interesse o bem coletivo, arrisco meu avatar, como se não houvesse morte.

Mas aí acaba o expediente,  volto pra minha casca real, paralítico, fraco, egoísta, impotente.

Por que não somos fortes pra ir a uma escola e falar para crianças, tentar ao menos que algumas sejam orientadas pra fugir das drogas, pra viver como crianças e não como adultos paralíticos?

Por que não vamos aos parques e observamos quem precisa de um alento, de uma palavra de consolo em meio à multidão?

Por que não olhamos pra quem amamos e não interferimos, tomando sua dor de assalto, trombando e as desviando do caminho da paralisia?
Paralíticos ou Avatares?

Um dia ainda vamos nos transferir integralmente para os corpos da mente, sem culpas, sem o medo da felicidade, sem a covardia de não tentar.
Um dia vamos enfrentar a fila da montanha russa, sentir medo, frio na espinha, vontade de correr, mas vamos ficar e sentir a vida passar pelos nossos ossos e almas. Chegando lá em baixo vamos dizer que valeu cada gota de suor frio e cada grito, que sentir o risco é estar vivo, que se apaixonar dói mais faz sentir a vida, que tudo vale a pena, que só aprendemos pela dor, pra chegar ao amor e se esquivar dela as vezes é saudável, mas sempre é não viver.


2 comentários:

  1. Mandou muito bem. Gostei deste texto. Continue postando porque você escreve muito bem mesmo! DIRETO AO ASSUNTO! VALEU!

    ResponderExcluir
  2. Luis,
    Eu escrevi um texto grande, mas apaguei pq tudo seria pequeno do que eu entendi do filme perto desta sua idéia. Avatar é fantástico, e o seu texto expressa uma idéia muito interessante e filosófica que eu particularmente não entendi quando assisti o filme. Claro você assistiu varias vezes o que o leva a retirar muito mais desde filme. Parabéns texto muito bom. O que me frustra é muitas pessoas acharem o filme ruim.

    ResponderExcluir