terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Desconhecendo a Média! (Medíocre ignorância se preferirem)

Esta crônica, foi escrita para uma pessoa que não conheço e foi a pedido da minha psicóloga, para ser entendida, requer uma pequena noção de estatística, mas nada de muito complexo, somente pra entendermos o mundo onde estamos mergulhados.

A Curva Normal, ou também conhecida Curva de Gauss é um estudo sobre valores estatísticos, que vem do século 17 e foi usada inicialmente para se prever jogos de azar e aprimorada desde então por cientistas de diversas áreas e serve pra prever eventos com uma segurança incrível. Nela, conseguimos prever a quantidade de eventos dentro de um universo de possibilidades, que irá acontecer se repetirmos a experiência e quanto mais repetimos, mais precisa será esta distribuição. 


Em resumo, se perguntarmos para 100 pessoas em que horas elas tomam o café da manhã, através das previsões de uma curva normal, saberemos que 95 delas estarão dentro de 2 desvios padrão, previsivelmente na mesma hora. Se quisermos ter uma precisão muito maior, saberemos que dentro de um desvio padrão, teremos quase 70 destas pessoas. E isto vale pra qualquer evento.


Pra que toda esta baboseira?
Bom, eu como muitas pessoas que  conheço, sentem-se invariavelmente, em muitas situações, sós. Esta solidão é oriunda de um fator estatístico.

Vejamos: Se conhecemos bem sobre um assunto, estamos entre míseros 25%, que conhecem bem, se conhecemos muito bem estamos entre ínfimos 2% dos seres humanos que conhecem muito sobre algo, então, é estatístico, o assunto que nos preenche normalmente é desconhecido pela maioria esmagadora das pessoas que cruzamos na estrada.

E quando falamos de alguém nos conhecer muito bem, este numero cai para absurdos 0,13%
Então meus caros, o normal é ignorar algo, a mediocridade e a ignorância são onde se encontram a grande maioria das ações dos seres humanos, eu disse ações, não os seres humanos ok?

Estamos certos de nos sentirmos sós?  Vamos inverter esta retórica sem sentido. Somos nós os responsáveis pela solidão dos outros? Quantas e quantas infinitas vezes fomos nós dados estatísticos, os medíocres ignorantes?

Muitas né? Quantas?... infinitas?... exageradas vezes somos os ignorantes. Pensemos se um pouco de boa vontade não nos coloca na média e aí poderíamos nos sentir acompanhados, mesmo em nossa solidão, pois os 99,74% desta curva se sentem sós em algum grau e em algum momento. Então estamos somente acompanhados por todos!  Vamos olhar friamente estes números na próxima crise  depressiva ok? Esta análise não vale só para a solidão, vale para descrença no ser humano, além de curar mau olhado, frieira e desmistificar as loterias todas!
Prometo que a próxima postagem será mais feliz e animada.
Música pra confundir a cabeça e nos levar ao nirvana:



Este link aqui abaixo é pra quem quer conhecer mais sobre a curva normal, não recomendo se você não estiver entre os 0,13% retardados como eu!


2 comentários:

  1. Uau. Vou ter que ler de novo! KKKKK... ainda bem que já falamos sobre isso... senão eu tava nos 99,74% agora!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. PERFEITA teoria. A medida de nossa solidão é inversamente proporcional a aceitação do adverso.
    Tudo bem, eu explico!! Nos mantemos afastados de outras pessoas e de nós mesmos, quando ha dificuldade de nossa parte de aceitar este terceiro, terceiro que pode ser algo em nós mesmos, neste caso. Á medida que aceitamos aspectos negativos (ao nosso ponto de vista)em outras pessoas, nos aproximamos delas. Então existem só dois caminhos. Primeiro que para conviver mais, e livrar-se da solidão é indispensavel aceitar o adverso alheio, mutavel ou não. Segundo que para conviver consigo mesmo é indispensavel aceitar o adverso próprio, algumas vezes mutavel ou não. """ Não podemos nos desesperar do homem, nós mesmos somos a humanidade""" Albert Einstein.

    ResponderExcluir